Fluxo básico para emissão
Nesta página você encontra informações sobre o cadastro do Certificado Digital, fluxo básico para emissão e configurações e serviços adicionais.
Cadastro do certificado digital e autenticação
Para começar a emitir documentos, é indispensável cadastrar o Certificado Digital (A1) da empresa nos sistemas da Oobj.
Geralmente, é a nossa equipe de Implantação que realiza esse procedimento. No entanto, se por qualquer motivo você decidir fazê-lo por conta própria, consulte o artigo Como adicionar ou substituir o Certificado Digital (A1).
Também é necessário estar em uma sessão autenticada para realizar qualquer ação por meio da API REST Oobj. Para mais informações, consulte o artigo Autenticação.
Quando finalizar esses procedimentos, siga para os próximos passos 👇
Fluxo básico para emissão
Aqui estão as documentações que irão auxiliar você durante a integração com a API da Oobj para serviços de emissão:
- Emita qualquer tipo de DFe: sequência de quatro artigos, que orientam a solicitação de emissão, a consulta do retorno na Sefaz, o download do documento auxiliar e o download do XML;
- Eventos fiscais: emita cartas de correção, cancelamentos e manifestações do destinatário;
- Inutilização de DFes: emita e consulte as inutilizações da empresa;
- Relatórios: consulte relatórios dos DFes emitidos, dos eventos e inutilizações.
Configurações e serviços adicionais
Outras configurações adicionais (e opcionais) para aproveitar ao máximo a API Oobj:
- Adicione uma empresa: geralmente nossa equipe de Implantação realiza esse procedimento. Mas, caso prefira, realize-o por conta própria;
- Configure um SMTP: caso não queira utilizar o servidor de e-mail da Oobj quando for encaminhar os DFes aos interessados, configure seu próprio servidor SMTP;
- Contingência automática: ative a contingência automática e não se preocupe mais com instabilidades da Sefaz;
- Gerenciar CSC: configure o Código de Segurança do Contribuinte e ateste a autenticidade das NFCes;
- Consulta Cadastro: evite problemas na emissão ao garantir que os interessados mencionados no DFe estão com o cadastro ativo e habilitado no Fisco.
O Consulta Cadastro é um serviço contratado à parte. Entre em contato com o setor comercial para saber mais.